Render: Cleiton Marques
Imagens e plantas do projeto da residência Jardim de Oyá, para um filho da Rainha dos Raios.

A concepção do projeto gira em torno do jardim central, Jardim de Oyá, Dona do bambuzal, que mora no seu vazio, Oco, jardim dos ancestrais. A casa explode a partir do vazio do seu centro. Assim como o bambu, é oca por dentro, seus maciços estão nas bordas que circundam seu centro.

Todos os cômodos olham para o jardim.

A ideia do claustro também nos guiou, do latim claustrum, “invólucro”, para ele que, além de filho de santo, bebe de fontes ecumênicas e possui um passado seminarista. Partindo de conversas filosóficas, o jardim, “encalusurado” protegido por paredes, se torna também hermético: de dentro pra fora.

A frente da casa, coberta pelo teto jardim, abriga um ateliê, conectado com a parte privada dos cômodos.

Projeto: 2023
Local: Santo Amaro - BA
Status: Obra a ser iniciada
Planta baixa térreo
Planta baixa primeiro pavimento
Parte de sua estrutura é pensada em taipa de pilão, e as demais, em madeira. As paredes de vedação serão de taipa de mão, sistema construtivo bastante utilizado no reçoncavo, local do projeto. A ideia é que o ateliê, área da frente da casa, tenha um teto jardim, que serve de varanda do quarto, na parte de cima. O ateliê poderá ser acessado por um fluxo de pessoas sem que a parte privada da casa seja penetrada, necessariamente.
Croqui de estudo inicial.
Render: Cleiton Marques
Ateliê conectado com jardim interno. Render: Cleiton Marques
Render: Cleiton Marques
Casa Jardim de Oyá
Published:

Casa Jardim de Oyá

Published:

Creative Fields